quinta-feira, 6 de setembro de 2007

TV Digital no Brasil ainda é Utopia.


Quando falamos em TV Digital lembramos de algo inovador, imagens perfeitas, interatividade diante da TV, uma verdadeira revolução digital.

Mas será que esta revolução digital está próxima da nossa realidade?

O governo tropeça nas próprias pernas afirmando que a TV digital iniciará suas transmissões no Brasil ainda este ano. Eu particularmente duvido dessa afirmação.

A Europa vive um momento em que sofre com a indecisão sobre o que será realmente oferecido pela TV digital, já que praticamente todos os países europeus ainda não experimentaram, de fato, essa nova tecnologia.

O Brasil, adotando o padrão japonês e “mesclando” este padrão com um formato desenvolvido aqui, corre o risco de criar um novo “PAL-M Digital”. PAL-M que, diga-se de passagem, só foi adotado pelo Brasil e por um pequeno país chamado Laos.

Se o governo brasileiro assim o fizer, estará ilhando tecnologicamente nosso país neste sentido e anulando as possibilidades de assistirmos TV daqui com um televisor importado da Europa, EUA ou até mesmo do próprio Japão, sem a utilização de algum artifício para converter de um sinal para outro (transcoder). Quem possui um televisor hoje já irá necessitar de um receptor externo, chamado de setup-box.

Os usuários que desejam, hoje, usufruir de um sinal de alta definição (HD) só têm como alternativa aventurarem-se pelos novos formatos de vídeo (BluRay Disc e HD-DVD), mesmo sem saber quem ganhará a batalha (se é que haverá ganhador) e padronizará um novo formato de vídeo HD.

Por enquanto, infelizmente, os poucos que investem em displays FULL HD (1080 linhas progressivas), ainda caros no mercado, terão poucos títulos para usufruir desta alta definição de imagem.

Para os mais sensatos, investir neste tipo de tecnologia, num momento de transição como o que vivemos hoje, é pura imprudência, ao menos que tenha bastante dinheiro para gastar.

Esperando um dos dois formatos de vídeo HD se firmar no mercado e as transmissões de TV Digital realmente se iniciarem no Brasil, você estará pronto para experimentar uma imagem digital de qualidade e alta definição como uma experiência realmente diversificada e significativa.

Perguntas que ficam no ar, para pensarmos:

  • A TV Digital realmente terá um sinal aberto, livre? Repararam nas propagandas que a TV aberta tem feito sobre ela mesma atualmente?
  • Gigantes como Sky/DirecTV e NET irão se destacar em serviços diversificados dentro desta nova tecnologia?
  • O brasileiro hoje necessita de TV Digital ou de Inclusão Digital?
Você sabe a diferença entre TV Digital e Convencional?

A TV digital trata-se de um sistema de transmissão de dados feita através de códigos binários. Diferentemente da TV convencional (analógica), em que os dados são transmitidos através de ondas eletromagnéticas, o som e a imagem são digitalizados, e transmitidos na mesma linguagem utilizada nos computadores.

Este texto visa expressar a opinião sobre este assunto sob um único ponto de vista: o do autor.

Comentem o assunto. É importante seu comentário.

Um comentário:

Unknown disse...

Excelente artigo. Fico com a opção 3. O Brasil precisa de "Definição Digital".

Abraços!